top of page

PARCEIROS

EMBAIXADAS ARTAUDIANAS

CENTRO INTERNACIONAL DE PESQUISAS ANTONIN ARTAUD

O que é uma Embaixada?


Um grupo de pessoas que representam seu país em um país estrangeiro, ou o prédio onde trabalham. Também pode se referir a um grupo de funcionários que representam seu governo em um país estrangeiro. O/A funcionário/a mais importante de uma embaixada é chamado/a de embaixador/a.
Um aspecto que é muito crucial no que diz respeito a uma embaixada é o fato de que uma embaixada é a base para a missão diplomática de um país no exterior – ou seja, todas as relações políticas, culturais e sociais entre os estados. De fato, haverá apenas uma embaixada para uma nação em outro país.


Quem é um/a embaixador/a?


Os/As embaixadores/as representam um governo, ou seu país de origem, no lugar do presidente ou líder. Os/As embaixadores/as também são conhecidos/as como diplomatas, um termo mais geral que descreve aqueles que trabalham em um país estrangeiro, mantendo a cidadania em seu país de origem. O país estrangeiro, conhecido pelos/as embaixadores/as como 'nação anfitriã', serve como base. A partir dessa base, promovem relações internacionais em determinadas áreas do governo, como comércio, envolvimento militar, relações culturais e troca de conhecimento.
 

O que são as Embaixadas Artaudianas?


Do nosso ponto de vista, as Embaixadas Artaudianas são compostas por um grupo de pessoas (embaixadores/as) de vários países/regiões que se empenham em promover a arte e a vida de Antonin Artaud. Estes/as incluem vários projetos, voltados para o estabelecimento de filosofias e ideias artaudianas em outros países/regiões do mundo. As Embaixadas Artaudianas em qualquer país, por exemplo, esperam incutir o interesse por Artaud de muitas maneiras diferentes: desde conferências até oficinas práticas; o alvo é trabalhar para melhorar a acessibilidade acerca da arte e da vida de Artaud. Os/As embaixadores/as devem aprender a pensar criticamente sobre certos aspectos da arte e da vida de Artaud: em particular, até que ponto suas obras influenciaram e/ou podem influenciar acadêmicos/as, artistas e pessoas nas universidades e nas sociedades de todos os países do globo.
As Embaixadas Artaudianas também devem encorajar as pessoas a experimentar o lado divertido da obra e do pensamento de Artaud através da prática teatral e outras atividades artísticas. Por isso, incentivamos ensinar as obras e ideias de Artaud dentro e fora da universidade para despertar o interesse de pesquisa em acadêmicos/as, artistas e naqueles/as que não conhecem Artaud. No geral, ao fazer essas coisas, espera-se que mais pessoas possam encontrar alegria e prazer na arte e na vida de Artaud, e também ver suas obras como mais do que simples textos/peças/poemas para serem estudadas, mas obras vibrantes e interessantes que transcendem o tempo e ainda capturam nossa imaginação hoje. É encontrar um elo entre as obras de Artaud e o presente. O Centro está aberto a todas as culturas. Respeita toda a diversidade cultural de cada país, especialmente nas áreas de direitos humanos, liberdade de expressão e conhecimento. O Centro é uma gestão democrática, sem discriminação racial de qualquer tipo. Afinal, o Centro, assim como a ONU, tenta estimular boas intenções e trabalhos em equipe para incutir projetos relacionados à arte e vida de Artaud.


Nossas ações como Embaixadores/as Artaudianos/as


Como Embaixadores/as Artaudianos/as, devemos plantar a apreciação pela obra de Artaud em um novo ambiente em potencial por meio de uma variedade de atividades. Pretendemos organizar programas que busquem educar as pessoas sobre como os temas sociais são representados na arte e na vida de Artaud e como podemos desafiar os estereótipos e atitudes estigmatizantes sobre ele e seu trabalho.
Através de uma grande variedade de excertos das principais obras de Artaud, iremos, em colaboração com outros/as acadêmicos/as e artistas, explorar como podemos adaptar as obras de Artaud para serem mais inclusivas. Como Embaixadores/as, discutiremos censura, edição e intenções como meios de como os artistas ainda podem desfrutar da obra de Artaud. Os embaixadores/as também são conselheiros/as que as pessoas podem consultar com relação a esse processo de releitura crítica.
Uma de nossas responsabilidades mais importantes será notificar o Centro de quaisquer desenvolvimentos na nação anfitriã. Vamos escrever relatórios detalhados para comunicar o desenvolvimento de projetos afins em terras estrangeiras, especialmente na área de pesquisa e outros empreendimentos artísticos.
Devido ao nosso relacionamento único com as nações anfitriãs, poderemos ajudar no desenvolvimento do currículo de teatro dentro dessas nações. Todas essas ações visam proteger e promover os interesses do Centro na nação anfitriã.
Outra ação será formular a ideia de programas de intercâmbio sobre as ideias filosóficas e inovadoras de Artaud entre países para acadêmicos/as, artistas e pessoas. Isso aumentará a natureza diplomática do Centro entre a população local.
As Embaixadas Artaudianas, entre outras coisas, incentivarão a tradução das obras de Artaud em idiomas locais nos seus respectivos países para ampliar o público leitor e a participação local de suas obras. Haverá atividades interculturais e transculturais e pesquisas baseadas na arte e na vida de Artaud.
Além disso, a adaptação e pesquisa da obra de Artaud por estudiosos e artistas ajudarão em processos complexos de decolonização. Afinal, as obras de Artaud são principalmente para projetar e promover a liberdade para a humanidade. Os temas de sua obra ensejam os meios para o oprimido acordar e lutar por sua liberdade.

 

EMBAIXADORES/AS

 

Prof. Dr. Felipe Monteiro
Embaixada Artaudiana - Brasil

Prof. Dr. Olivier Penot-Lacassagne

Embaixada Artaudiana - França

Prof. Dr. Khalid Amine

Embaixada Artaudiana - Países Árabes

Prof. Dr. Jorge Dubatti
Embaixada Artaudiana - América Latina

 

Profa. Dra. Han Gui
Embaixada Artaudiana - China

 

Prof. Dr. Jon Refsdal Moe
Embaixada Artaudiana - Países Nórdicos

 

Prof. Dr. Marco De Marinis
Embaixada Artaudiana - Mediterrâneo

 

Prof. Dr. Syed Jamil Ahmed
Embaixada Artaudiana - Ásia Meridional

 

Profa. Dra. Vivian Martínez Tabares
Embaixada Artaudiana - Caribe

 

Prof. Dr. I Nyoman Sedana
Embaixada Artaudiana - Sudeste Asiático

 

Prof. Dr. Majeed Mohammed Midhin
Embaixada Artaudiana - Oriente Médio

 

Prof. Dr. Soumyabrata Choudhury
Embaixada Artaudiana - Índia

 

Profa. Dra. Jane Goodall
Embaixada Artaudiana - Oceania

 

Prof. Dr. Omar Fertat
Embaixada Artaudiana - Magreb

 

Prof. Dr. Daniel Appiah-Adjei
Embaixada Artaudiana - África Ocidental 

 

Profa. Dra. Dina Amin
Embaixada Artaudiana - Norte da África

 

Prof. Dr. Levan Khetaguri
Embaixada Artaudiana - Cáucaso

Profa. Dra. Miroslava Salcido

Embaixada Artaudiana - México

Prof. Dr. Önder Çakırtaş

Embaixada Artaudiana - Turquia

bottom of page